Postado em 30 de Maio às 09h45

Quais aspectos observar em um bom projeto de irrigação

Notícias (4)
Fatores que você deve considerar em um projeto de irrigação:

1. Escolhendo o melhor método de irrigação: Um bom projeto e sistema de irrigação deve considerar os fatores inerentes à cultura, ao local e ao clima, sem deixar de considerar as necessidades do produtor.
2. Irrigar não é só jogar água: Manejar a irrigação sem utilizar uma forma adequada para monitorar e entender a necessidade real da planta seria como ter uma Ferrari mas não saber pilotar.
A maior parte dos produtores acaba não realizando um manejo adequado, isto é, aplica a quantidade de água acima ou abaixo do que a lavoura necessita.
>ISTO ACABA IMPLICANDO EM CONSEQUÊNCIAS COMO:
>Desperdício de energia
>Incidência de pragas e doenças
>Lixiviação e absorção de nutrientes
>Desperdício de água
>Baixo rendimento da lavoura

3. Avalie o investimento financeiro: Investir em tecnologia em sistemas de irrigação traz diversas vantagens, porém é importante entender os custos envolvidos para que o resultado do custo x benefício seja o melhor possível. É importante que o produtor rural avalie todas essas questões para que tome a melhor decisão de quando e como irrigar.
4. Manutenção, a chave da longevidade da irrigação: Os diversos sistemas de irrigação precisam de cuidados especiais para o seu correto funcionamento, que garantam sua eficiência e durabilidade. Nos sistemas de gotejamento, a utilização de filtros é essencial para garantir que os gotejadores não apresentem entupimento.

>O cuidado deve ser ainda maior principalmente em fontes hídricas com muitos sólidos dispersos.
>Aumente, muito, a produtividade da sua lavoura.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do mundo de irrigação.

Veja também

A análise da água para irrigação é importante?01/06 Tanto as águas subterrâneas como as superficiais podem conter impurezas que indisponibilizam o seu uso para irrigação. Esses elementos podem estar em suspensão (sólidos suspensos como areia, silte, argila e matéria orgânica) ou dissolvidos (como sais diversos, metais pesados, resíduos de agroquímicos e fertilizantes). Esses elementos levam ao entupimento de emissores, desgaste de bombas e mangueiras, e até depósitos......

Voltar para (Imprensa)