Postado em 01 de Junho às 09h52

A análise da água para irrigação é importante?

Tanto as águas subterrâneas como as superficiais podem conter impurezas que indisponibilizam o seu uso para irrigação. Esses elementos podem estar em suspensão (sólidos suspensos como areia, silte, argila e matéria orgânica) ou dissolvidos (como sais diversos, metais pesados, resíduos de agroquímicos e fertilizantes). Esses elementos levam ao entupimento de emissores, desgaste de bombas e mangueiras, e até depósitos de argila no produto colhido.

Outro parte importante de uma análise de água para irrigação diz respeito a salinização e sodicidade, esses dois fenômenos levam a quedas na produtividade e formação de solos degradados. É preciso ter cuidado com o Boro, que em excesso pode causar toxidez às plantas.

O Nitrogênio pode provocar o crescimento exagerado de algas, levando a problemas no sistema de irrigação, assim como a presença de ferro e manganês solúveis que levam a formação de placas e entupimento dos sistemas.

Quer saber como está a qualidade da água para irrigação da sua propriedade? Faça uma análise de água para irrigação!

Veja também

AQUASOLO/AQUASOLAR PRESENTE NA EXPOCAMAQUÃ 201815/10/18 Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018 a Aquasolo/Aquasolar esteve presente na Feira Agroindustrial de Camaquã/RS realizada pelo Sindicato Rural de Camaquã com o objetivo de levar o que existe de tecnologia para os mais diversos segmentos da indústria, comércio e do agronegócio regional. Desta forma os participantes puderam conhecer os mais variados sistemas de irrigação que a Aquasolo oferece e também as......
Quais aspectos observar em um bom projeto de irrigação30/05 Fatores que você deve considerar em um projeto de irrigação: ?1. Escolhendo o melhor método de irrigação: Um bom projeto e sistema de irrigação deve considerar os fatores inerentes à cultura, ao local e ao clima, sem deixar de considerar as necessidades do......

Voltar para (Imprensa)