(Imprensa) Notícias

Postado em 01 de Junho às 09h52

A análise da água para irrigação é importante?

Notícias (4)
Tanto as águas subterrâneas como as superficiais podem conter impurezas que indisponibilizam o seu uso para irrigação. Esses elementos podem estar em suspensão (sólidos suspensos como areia, silte, argila e matéria orgânica) ou dissolvidos (como sais diversos, metais pesados, resíduos de agroquímicos e fertilizantes). Esses elementos levam ao entupimento de emissores, desgaste de bombas e mangueiras, e até depósitos de argila no produto colhido.

Outro parte importante de uma análise de água para irrigação diz respeito a salinização e sodicidade, esses dois fenômenos levam a quedas na produtividade e formação de solos degradados. É preciso ter cuidado com o Boro, que em excesso pode causar toxidez às plantas.

O Nitrogênio pode provocar o crescimento exagerado de algas, levando a problemas no sistema de irrigação, assim como a presença de ferro e manganês solúveis que levam a formação de placas e entupimento dos sistemas.

Quer saber como está a qualidade da água para irrigação da sua propriedade? Faça uma análise de água para irrigação!

Postado em 30 de Maio às 09h45

Quais aspectos observar em um bom projeto de irrigação

Notícias (4)
Fatores que você deve considerar em um projeto de irrigação:

1. Escolhendo o melhor método de irrigação: Um bom projeto e sistema de irrigação deve considerar os fatores inerentes à cultura, ao local e ao clima, sem deixar de considerar as necessidades do produtor.
2. Irrigar não é só jogar água: Manejar a irrigação sem utilizar uma forma adequada para monitorar e entender a necessidade real da planta seria como ter uma Ferrari mas não saber pilotar.
A maior parte dos produtores acaba não realizando um manejo adequado, isto é, aplica a quantidade de água acima ou abaixo do que a lavoura necessita.
>ISTO ACABA IMPLICANDO EM CONSEQUÊNCIAS COMO:
>Desperdício de energia
>Incidência de pragas e doenças
>Lixiviação e absorção de nutrientes
>Desperdício de água
>Baixo rendimento da lavoura

3. Avalie o investimento financeiro: Investir em tecnologia em sistemas de irrigação traz diversas vantagens, porém é importante entender os custos envolvidos para que o resultado do custo x benefício seja o melhor possível. É importante que o produtor rural avalie todas essas questões para que tome a melhor decisão de quando e como irrigar.
4. Manutenção, a chave da longevidade da irrigação: Os diversos sistemas de irrigação precisam de cuidados especiais para o seu correto funcionamento, que garantam sua eficiência e durabilidade. Nos sistemas de gotejamento, a utilização de filtros é essencial para garantir que os gotejadores não apresentem entupimento.

>O cuidado deve ser ainda maior principalmente em fontes hídricas com muitos sólidos dispersos.
>Aumente, muito, a produtividade da sua lavoura.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do mundo de irrigação.

Postado em 20 de Novembro de 2017 às 10h38

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO SENDO IMPLANTADO NO MUNICÍPIO DE ESPUMOSO/RS

Notícias (4)

Mesmo com um cenário econômico inserto a nível nacional a empresa Aquasolo Sistemas de Irrigação vem continuando com seu trabalho a fim de atender as necessidades dos agricultores e contribuindo com o desenvolvimento nacional do agronegócio brasileiro.


Desta forma vários projetos vem sendo implantados em todo o Sul do Brasil em especial no Rio grande do Sul. Desta vez no município de Espumoso/RS, iniciamos o trabalho de implantação na propriedade do senhor Paulo Roberto Lodi, localizada na Serra dos Engenhos. O imóvel rural conta com uma área de 200 hectares o qual além da produção de grãos desenvolve a Pecuária de Corte com a cria e recria das raças Red Angus e Alberdim. O Sistema de Irrigação por Aspersão Automatizada será implantado em 10,80 hectares onde será cultivado o Tifton 85 em sistema de pastejo. Além do sistema de irrigação a Aquasolo realizou todo o processo de legalização dos sistema de irrigação e da barragem de 4,2 hectares além da projeção dos piquetes e distribuição de água nos mesmos possibilitando maior eficiência no manejo da futura área irrigada.


Os resultados esperados e projetados buscam manter 80 a 100 matrizes em sistema de rodizio com as técnicas de adubação, manejo, tecnologia da irrigação e fertirrigação recomendadas para áreas irrigadas podendo assim “desocupar” áreas utilizadas pela pecuária de corte para a produção de grãos além do próprio aumento de animais por hectare explorado. 


Postado em 01 de Novembro de 2017 às 13h50

EMPRESA AQUASOLO PROMOVE DIA DE CAMPO COM AGRICULTORES NO MUNICÍPIO DE CASEIROS/RS

Notícias (4)

No dia 25 de outubro de 2017, na Comunidade da Capela Bom Jesus, Município de Caseiros/RS a empresa AQUASOLO SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO promoveu dia de campo com participação de agricultores do município de Caseiros/RS juntamente com o Representante local e cliente Henry Zilli além do Representante Regional Alex Sandro Tavares. O intuito do evento foi o de estar oportunizando aos participantes informações e novidades do segmento de Sistemas de Irrigação a nível local e Mundial bem como o sistema de irrigação implantado na propriedade visitada.
Com o encontro todos os participantes puderam conhecer na teoria e na prática os resultados apresentados de várias propriedades as quais detêm algum sistema de irrigação implantado pela empresa Aquasolo e os resultados da propriedade do senhor Henry Zilli. Atualmente Henry possui um total de 14,9 hectares onde cultiva pastagem perene em 3,41 ha para o Gado Leiteiro e grãos consorciado com Nós Pecãn em 2,46 há totalizando 5,87 ha irrigados por meio da Aspersão Convencional Fixa Automatizada. O projeto da família Zilli além do sistema de irrigação a Aquasolo realizou todo o estudo de dimensionamento e licenciamento ambiental para a construção do açude para o fornecimento para a área irrigada que na época era inexistente na propriedade podendo assim viabilizar a ideia do projeto de irrigação proposto.
Uma das práticas realizadas no dia de campo foi a demonstração da fertirrigação permitindo que o produtor faça o controle de pragas, certas doenças e ainda a aplicação de adubação nitrogenada via sistema de irrigação sendo uma ferramenta importante na eficiência dos processos e na economia de mão de obra das propriedades rurais.
Aproveitamos para agradecer a presença de todos os participantes, em especial ao cliente e representante local Aquasolo Henry Zilli e sua família que contribuíram na realização do evento.